Pneu ecológico é bom? Confira as vantagens e desvantagens

A preocupação com o meio ambiente é um tema cada vez mais presente na sociedade. Empresas, órgãos públicos e consumidores estão fazendo a mesma pergunta: quais ações posso implementar no meu dia a dia para me tornar mais sustentável?

Para o setor automotivo e para os condutores de veículos, já existe uma resposta. Os pneus ecológicos chegaram ao mercado como uma alternativa para diminuir o uso de combustíveis fósseis na fabricação de borracha e reduzir os impactos ambientais causados com o descarte de materiais.

Afinal, o que é um pneu ecológico?

Enquanto os pneus convencionais precisam de 24% de borracha sintética e 19% de borracha natural para serem produzidos, na fabricação dos pneus ecológicos são utilizados materiais advindos do petróleo, com adição de um derivado da areia, denominado sílica. Neste tipo de produto, é feita a substituição dos ingredientes compostos no pneu tradicional por ingredientes de fontes renováveis.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens do pneu ecológico:

Vantagens

- Economia de combustível: estima-se que é possível poupar em torno de até 20%. Esse fato ocorre devido a menor resistência ao rolamento e acaba se tornando uma ótima forma de diminuir a poluição e a emissão de gases de efeito estufa.

- Vida útil estendida: o pneu ecológico possui menos ruído e baixo índice de desgaste, o que permite que o tempo para trocas seja maior quando comparado aos demais pneus do mercado. A longo prazo, pode ocasionar uma menor produção desse produto em escala industrial, reduzindo consideravelmente a utilização de matérias-primas.

- Segurança ao conduzir: a sílica não compromete a aderência em pistas molhadas. Seus componentes proporcionam maior aderência ao asfalto, fator que contribui para maior controle e segurança dos passageiros.

Desvantagens

- Distâncias: o pneu ecológico é altamente recomendado para uso em centros urbanos, nos quais muitas vezes os motoristas não atingem altas velocidades. Para viagens longas, a indicação é que optem pelo pneu tradicional.

- Preço: devido aos materiais compostos em sua produção, o pneu ecológico pode custar um pouco mais caro em comparação ao pneu convencional.

- Frenagem: alguns fabricantes afirmam que, devido a baixa aderência do pneu ecológico em pisos secos causado pela sílica, o veículo precisa de mais espaço para frear.

É importante salientar que, assim como os outros modelos, o pneu ecológico deve ser calibrado com periodicidade para garantir o seu nível de desempenho. É recomendado que essa manutenção seja feita de 15 em 15 dias, com os pneus frios, e seja respeitada a indicação de libras recomendada por cada fabricante.

Conclusão

A tendência é que, com o passar dos anos, esse tipo de pneu se torne cada vez mais popular. O avanço das tecnologias no setor automotivo e a preocupação com as mudanças climáticas está possibilitando a elaboração de alternativas para substituir materiais prejudiciais ao meio ambiente, sem comprometer a qualidade e a experiência dos usuários.