Vida útil de um pneu: com quantos km devo substituir os pneus?

É preciso levar em consideração uma série de fatores para determinar a vida útil de um pneu. Estima-se que, em média, até a primeira troca os pneus de carros de passeio podem durar de 40 a 60 mil quilômetros. Já para as motos, os condutores devem considerar, em média, 15 mil quilômetros, podendo atingir o máximo de 25 mil quilômetros rodados. A durabilidade dos pneus de caminhões vai um pouco mais além, de 60 a 80 mil quilômetros percorridos.

Porém, você sabia que algumas características de uso podem acelerar o desgaste? A qualidade do material, a falta de manutenção, frenagens bruscas e peso de carga, no caso dos caminhões, podem interferir diretamente na preservação dos pneus.

Confira algumas dicas sobre como aumentar a vida útil dos pneus:

Atente-se ao rodízio

Devido às demandas de frenagem, tração e carga do veículo, pneus dianteiros e traseiros se desgastam de maneira desigual. Por isso, é importante que os condutores façam o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados ou de acordo com a recomendação do fabricante. Essa ação proporcionará ao produto maior equilíbrio ao desgaste, melhor estabilidade e desempenho.

Evite estradas de terra e terrenos acidentados

Os buracos e obstáculos presentes nesses trajetos podem formar bolhas nos pneus e até mesmo desalinhar as rodas, fazendo com que haja maior desgaste nos pneus de um lado em específico. Sempre que possível, opte por vias e estradas pavimentadas.

Calibre com frequência

Quando estão com pouca pressão, os pneus se deterioram com mais facilidade e ainda aumentam o consumo de combustível. Para garantir a segurança dos passageiros e prolongar a vida útil do pneu, o ideal é que o condutor calibre a cada 15 dias – inclusive o estepe.

Alinhe e balanceie os pneus periodicamente

O seu carro está puxando para um lado? Isso ocorre quando o veículo está desbalanceado, e a principal causa é a direção em estradas acidentadas. Ao realizar o procedimento de alinhamento, você impede a degradação e prolonga a conservação dos pneus.

O estilo de condução também deve ser levado em consideração. Evitar prensar os pneus na guia, frear de forma brusca, subir em calçadas e fazer curvas em alta velocidade. Seguindo essas dicas, a vida útil do pneu pode ser prolongada e sua performance otimizada.