Qual é a diferença entre direção defensiva, preventiva e corretiva?

Qual é a diferença entre direção defensiva, preventiva e corretiva?

Dirigir parece simples, não é mesmo? Porém, quando uma pessoa está dirigindo, seu cérebro está processando muitas informações. É preciso estar atendo a diversos estímulos: ciclistas, pedestres, outros automóveis, animais, placas de sinalização, faróis, entre outros. Você já teve a sensação de estar dirigindo e, depois de alguns segundos, ou até mesmo minutos, ter a sensação de que o trajeto percorrido não foi percebido? Isso acontece porque você reduziu seu grau de atenção e se distraiu com outros pensamentos. Essa distração pode fazer com que o condutor cometa erros na direção podendo causar acidentes. Estar atento é apenas um dos requisitos para dirigir com segurança. Existem outros métodos para prevenir e corrigir erros ao volante. Para isso, é preciso entender a diferença entre direção defensiva, preventiva e corretiva.

Direção defensiva, o que é?

Primeiramente, vamos esclarecer que direção defensiva abrange direção preventiva e direção corretiva. Ao contrário da direção ofensiva, que envolve comportamentos perigosos como excesso de velocidade, ultrapassagens arriscadas e desrespeito às leis de trânsito, a direção defensiva se concentra em evitar situações de risco e em estar preparado para reagir a elas.

O que é direção preventiva?

Preventiva se refere a prevenir, ou seja, antecipar possíveis situações de risco e adotar medidas para evitá-las.

Medidas de direção preventiva:

·      Não mexer no celular enquanto dirige para evitar distrações;

·      Realizar manutenção preventiva do carro;

·      Conhecer as leis e sinalizações de trânsito;

·      Manter uma distância segura do veículo da frente;

·      Respeitar o limite de velocidade, principalmente quando está chovendo ou em pistas acidentadas;

·      Verificar se os pneus estão calibrados;

·      Se for viajar, pesquisar sobre o trajeto que será feito para saber se é perigoso, se possui postos de combustível no caminho, se houve acidentes, entre outros;

·      Conhecer o básico de mecânica automotiva, saber como trocar um pneu é essencial;

·      Verificar se todas as luzes do carro estão funcionando;

·      Levar o carro ao mecânico se algumas luzes de aleta acenderem no painel.

O que é direção corretiva?

A direção corretiva é aplicada quando o motorista precisa reagir a algum acontecimento inesperado na pista. Mas, para isso, ele precisa ter alguns cuidados para conseguir controlar o carro em situações adversas. Algumas dicas corretivas:

A aquaplanagem acontece quando os pneus perdem aderência da pista ao passar por uma camada espessa de água em uma velocidade acima do que a situação permitiria. Quando isso acontecer, você sentirá o carro perder o controle e ficar instável. Não freie bruscamente, isso fará com que o carro perca o controle totalmente. Apenas retire o pé do acelerador e deixe o carro desacelerar. Fique atento para desviar de obstáculos à frente.

A derrapagem é um fenômeno parecido com a aquaplanagem, porém aqui o motorista deverá sentir o que está acontecendo com o carro. Se a derrapagem ocorrer com os pneus dianteiros, a recomendação é apenas desacelerar e segurar firme o volante. Se ocorrer nos pneus traseiros, o motorista deverá girar o volante na direção para onde a traseira esteja derrapando.

Outras atitudes corretivas: sinalizar a via depois do acidente, acionar os órgãos competentes e prestar os primeiros socorros.

Precisamos dirigir por nós e pelos outros para evitar acidentes. Lembre-se que utilizar os pneus corretos no seu carro aumenta a segurança do motorista, dos passageiros e de quem estiver ao redor.

Conheça dois modelos de pneus da Firestone que dificultam a hidroplanagem em velocidades mais elevadas.

DESTINATION LE3 para SUVs e CUVs

F-SERIES F-700 para automóveis populares.